quinta-feira, fevereiro 10, 2005

PROPINAS

O Governo do PS compromete-se com uma política de melhoria do nosso ensino superior universitário e politécnico sem um aumento, a preços constantes, das propinas nos próximos 4 anos, ao mesmo tempo que serão criados mecanismos que beneficiem os estudantes com melhores percursos escolares.

Chegou-nos por correio electrónico esta pérola... mais uma... mudança? qual mudança? Isto é a mesmíssima coisa que o PSD defende (claro tem que se usar outras palavras e tal... para não dar muito nas vistas...)
Veja-se:
> O PSD defende (assim como toda a direita) o princípio do estudas-pagas. (Sim... os benefícios que advêm da qualificação das pessoas, isto caindo no próprio discurso económico, são exclusivamente pessoais!) O PS não faz diferente: mudança?
> Eleitoristicamente, deve agora, como o PS e também, de certa forma (uma vez que admite o aumento... mas vai dizendo que não é preciso pagar já... cómico, no mínimo, as Universidades precisam do dinheiro para ontem! Aumentará o Orçamento transferido?), o PSD fazem, dizer-se que o valor das propinas não aumentará. O PS não faz diferente: mudança?
> O PSD (e o CDS) diz que o que é preciso é valorizar o mérito (esquecendo-se que há muitas e variadas razões para o insucesso... não nos devíamos preocupar mais com o insucesso?). O PS não faz diferente: mudança?

Mas aquilo que os jornalistas vão afirmando... enfim, hoje a pergunta diária no Telejornal (RTP1) era sobre o financiamento do ensino superior... e a jornalista (de quem não recordamos agora o nome) lá disse que os estudantes não querem o aumento das propinas e lutam pelo valor mínnimo (ela estava na cidade Universitária... em Lisboa!)... Por Zeus (como se diz pelo Barnabé), o que anda o pessoal de Coimbra a fazer? O Estudantes, pelo menos os da UC, (para não dizer que são contra qualquer coisa) lutam por um Ensino Superior Público Universal, Gratuito e de Qualidade (acho que não falta nenhuma palavra ao chavão)! Não lutam pelo valor mínimo legal, lutam contra o conceito de ensino elitísta e contra o princípio estudas-pagas...

Realmente... com estes jornalistas, não é fácil aquele pessoal não virar a cara à luta...

Mas... voltando ao PS: mudança?

Boa Noite!